Make your own free website on Tripod.com
Internet

História da Internet

Home | O que é a Internet? | O que é necessário para aceder à Internet? | História da Internet | Navegação na Web | Serviços básicos | Procura / Pesquisa de informação | E-mail | Organização da Informação

História da Internet

Tudo começou com a necessidade de interligar alguns laboratórios universitários norte-americanos que colaboravam com o Departamento de Defesa norte-americano, mais concretamente com a Advanced Research Projects Administration – ARPA. A ideia era através dessa rede partilhar os recursos informáticos dos laboratórios de pesquisa e garantir que, se um deles fosse destruído, os outros continuariam a comunicar. Convém recordar que tudo isto aconteceu no auge da "guerra fria". Assim, e com este cenário de base, surgiu a ARPANET. Esta primeira rede começou a funcionar em 1969, tendo o seu primeiro ponto de ligação na UCLA (Universidade da Califórnia de Los Angeles). Ainda no decorrer do mesmo ano foram conectados mais dois laboratórios universitários: Universidade de UTAH e Universidade Califórnia de Santa Bárbara (UCSB).

Evolução histórica

Depois do aparecimento auspicioso da primeira rede de computadores em 1969, outras instituições abraçam a ideia com entusiasmo, criando, assim, mais pontos de ligação.
Em 1971 existiam já quinze pontos de ligação, sendo a NASA (Agência Nacional de Administração Espacial) um deles. Desde então o número de pontos de ligação nunca mais deixou de aumentar. Durante quase vinte anos esta rede esteve restrita às comunidades científicas e académicas. Só em 1987 é que a rede foi expandida por interesses comerciais nos EUA. Foi então que as grandes empresas iniciaram a suas campanhas na rede.
No início dos anos 90, e dada a dimensão da rede, o nome ARPANET é substituído pelo termo Internet.
As primeiras empresas fornecedoras de serviços de acesso à grande rede surgiram nos EUA em 1992. Actualmente, existem várias dezenas de milhão de servidores espalhados pelo Mundo, servindo uma enorme e diversificada gama de propósitos, tais como: educação, organizações, ciência, comércio, notícias, música, cinema, correio

Escola Secundária Rocha Peixoto

Página dedicada ao mundo virtual que tanto nos fascina - o mundo da NET!!!!
por: Miguel Vale 10º F N.º16