Make your own free website on Tripod.com
Internet

Procura / Pesquisa de informação

Home | O que é a Internet? | O que é necessário para aceder à Internet? | História da Internet | Navegação na Web | Serviços básicos | Procura / Pesquisa de informação | E-mail | Organização da Informação

À primeira vista, encontrar a informação que pretendemos na vastidão de sites que povoam a Net assemelha-se-nos tão difícil quanto encontrar "uma agulha num palheiro". Felizmente para todos os cibernautas, mais ou menos experientes, encontram-se à nossa disposição vários motores de pesquisa, bastante eficazes, que facilitam consideravelmente a nossa tarefa.
Os motores de pesquisa são sites que têm uma base de dados actualizada com uma vasta lista de endereços. Geralmente, os webmasters (donos do site) de cada site enviam para os motores de pesquisa o endereço do site bem como o resumo do seu conteúdo e, em alguns casos, algumas palavras-chave. Para sabermos como funciona cada um deles, o ideal será ler as ajudas ("Help") presentes em todos eles. De qualquer modo, vamos, nesta secção, tentar trazer alguma luz sobre o assunto abordando, genericamente, alguns dos motores de busca mais populares e utilizados. Antes de falarmos de cada um deles individualmente, vale a pena adiantar que a grande maioria funciona de uma forma bastante simples. Ao aceder a um motor de pesquisa deparamo-nos, em regra, com uma janela ou um campo onde devemos colocar a palavra-chave (ou palavras) do assunto sobre o qual queremos saber clicando, de seguida, em "Search" ("Procurar"). Passados alguns segundos ser-nos-á fornecida uma lista (mais ou menos extensa de acordo com o número de sites encontrados) com vários links para sites que abordem o assunto em questão. Quanto mais específicos formos na nossa busca, menos trabalho teremos depois a seleccionar da lista fornecida os sites que, de facto, nos interessam.
Por exemplo, suponhamos que queremos ter acesso a informações sobre jornais desportivos. Se colocarmos apenas a palavra jornais na janela de pesquisa, surgirá uma lista de todos os sites com jornais ou sobre jornais existentes na Net. Facilitaremos imenso a nossa procura se colocarmos na janela duas palavras, no caso, Jornais + Desporto. Deste modo, em vez de uma extensa lista com sites que não nos interessariam, teremos acesso a uma lista substancialmente mais reduzida e específica. Se quisermos ser ainda mais específicos, e supondo que nos interessam todos os assuntos à excepção de futebol, podemos colocar Jornais + Desporto – Futebol e reduziremos uma vez mais a lista. Além da pesquisa que efectuamos através de palavras-chave, encontramos em todos os motores de busca uma lista de tópicos organizados tematicamente com links para sites sobre vários assuntos.
Depois da explicação sumária do funcionamento dos motores de busca de um modo geral e deste pequeno exemplo, vamos passar a falar de alguns dos principais "amigos" que temos ao nosso dispor para nos ajudar a procurar na Net.

Alta Vista http://altavista.com

Este é um dos maiores motores de busca que temos ao nosso dispor. Procura as informações pretendidas em todos os ficheiros HTML existentes na web. Além disso, o modo de pesquisa é muito fácil de utilizar.

Excite http://www.excite.com

O Excite põe ao nosso dispor cerca de 1 milhão de documentos web e USENET News. Este motor de pesquisa permite-nos procurar a informação através da inserção de um conceito ou palavra-chave na campo de pesquisa e fornece-nos uma lista de links sobre os assuntos procurados, bem como um pequeno sumário de cada um deles.

Infoseek http://www.infoseek.com

Uma das ferramentas mais eficazes de pesquisa de informação na Net. O Infoseek permite uma pesquisa por frase o que melhora, significativamente, os resultados obtidos.

Lycos http://www.lycos.com

Através deste motor de pesquisa temos acesso a cerca de 90% dos conteúdos espalhados pela WWW. A pesquisa pode ser feita por títulos, palavras-chave ou através dos numerosos links presentes no site. O grande "senão" deste nosso "amigo" é que está muitas vezes congestionado.

Yahoo http://www.yahoo.com

O Yahooo é, talvez, o mais conhecido dos motores de busca por tema ou assunto, reconhecendo dezenas de milhares de sites presentes na Net. É muito fácil de utilizar e, juntamente com as listas, oferece-nos uma pequena descrição dos sites indicados. Além disso, podemos encontrar neste site várias novidades e serviços disponíveis na Net.

Sapo http://www.sapo.pt

Um dos motores de busca nacionais com mais popularidade. Além da habitual busca por palavras-chave, encontramos na página principal do site uma selecção de tópicos que nos podem ser úteis.

Escola Secundária Rocha Peixoto

Página dedicada ao mundo virtual que tanto nos fascina - o mundo da NET!!!!
por: Miguel Vale 10º F N.º16